domingo, 3 de junho de 2012

Peugeot 208

Na vida de uma marca de carros, há momentos que definem todo seu futuro. Para a Peugeot, este é um deles. A chegada do novo 208 na Europa, em abril, tem importância vital para a empresa, assolada por grandes prejuízos em 2011 e motivada agora pela parceria com a GM (que comprou 7% de suas ações), com quem tentará aprender a se globalizar e depender menos de um único mercado - no caso, o europeu.
No Brasil, sua missão não é muito diferente. Ele estreia como uma das estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro (mas começa a ser vendido só no início de 2013), igualmente carregado de expectativa, pois tem a tarefa de colocar a Peugeot no caminho do crescimento de vendas. A marca tem perdido participação de mercado brasileiro nos últimos anos, com o envelhecimento de seu principal produto (a linha 206/207) e alguns lançamentos que não chegaram a emplacar, caso da picape Hoggar.A oferta de motores a gasolina é composta pelas unidades "made in BMW" que já existiam, a que se junta uma nova família de três-cilindros, como o ótimo 1.2 VTi que avaliamos em Cascais, em Portugal. Com 82 cv e 12 mkgf, ele é 21 kg mais leve que um quatro-cilindros de cilindrada semelhante e foi projetado para reduzir perdas por atrito e ruído. Por isso ele é tão silencioso e agradável.
Infelizmente, nenhum desses motores equipará o carro produzido no Brasil. Para o mercado local, um forte candidato é o 1.6 Flex Start (aquele que dispensa o tanquinho de gasolina da partida a frio), que já é produzido no Brasil e está no Peugeot 308 feito na Argentina. Com 122 cv e 16,4 mkgf, ele seria a escolha natural, já que a Peugeot manterá o atual 207 à venda, como modelo de entrada. Dessa maneira, o 208 deverá atuar no segmento dos compactos premium, como Fiat Punto, VW Polo e Ford New Fiesta, o que sugere um preço básico que deve começar entre 40 000 e 45 000 reais. Esse será o ponto de partida para o hatch que tem a missão de colocar a Peugeot de volta no caminho do crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário