domingo, 3 de junho de 2012

Peugeot 208

Na vida de uma marca de carros, há momentos que definem todo seu futuro. Para a Peugeot, este é um deles. A chegada do novo 208 na Europa, em abril, tem importância vital para a empresa, assolada por grandes prejuízos em 2011 e motivada agora pela parceria com a GM (que comprou 7% de suas ações), com quem tentará aprender a se globalizar e depender menos de um único mercado - no caso, o europeu.
No Brasil, sua missão não é muito diferente. Ele estreia como uma das estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro (mas começa a ser vendido só no início de 2013), igualmente carregado de expectativa, pois tem a tarefa de colocar a Peugeot no caminho do crescimento de vendas. A marca tem perdido participação de mercado brasileiro nos últimos anos, com o envelhecimento de seu principal produto (a linha 206/207) e alguns lançamentos que não chegaram a emplacar, caso da picape Hoggar.A oferta de motores a gasolina é composta pelas unidades "made in BMW" que já existiam, a que se junta uma nova família de três-cilindros, como o ótimo 1.2 VTi que avaliamos em Cascais, em Portugal. Com 82 cv e 12 mkgf, ele é 21 kg mais leve que um quatro-cilindros de cilindrada semelhante e foi projetado para reduzir perdas por atrito e ruído. Por isso ele é tão silencioso e agradável.
Infelizmente, nenhum desses motores equipará o carro produzido no Brasil. Para o mercado local, um forte candidato é o 1.6 Flex Start (aquele que dispensa o tanquinho de gasolina da partida a frio), que já é produzido no Brasil e está no Peugeot 308 feito na Argentina. Com 122 cv e 16,4 mkgf, ele seria a escolha natural, já que a Peugeot manterá o atual 207 à venda, como modelo de entrada. Dessa maneira, o 208 deverá atuar no segmento dos compactos premium, como Fiat Punto, VW Polo e Ford New Fiesta, o que sugere um preço básico que deve começar entre 40 000 e 45 000 reais. Esse será o ponto de partida para o hatch que tem a missão de colocar a Peugeot de volta no caminho do crescimento.

sábado, 2 de junho de 2012

Preços do Novo Honda City 2013

Confira os preços do Honda City 2013:

DX (man.): R$ 53.620
LX (man.): R$ 58.990
LX (aut.): R$ 62.190
EX (aut.): R$ 66.855

Peugeot 508

O eficiente motor 1.6 turbo é a nova galinha dos ovos de ouro da Peugeot. Depois de equipar o crossover 3008, o esportivo RCZ e a versão mais luxuosa do sedã 408, chegou a vez do sedã médio 508 estrear no Brasil com o "coração turbinado".
A sensação de estranhamento em ver um sedã deste porte com um motor de 1,6 litro desaparece assim que se pisa no acelerador. Os 165 cv dão conta do recado com sobras, fazendo o 508 ganhar velocidade rapidamente. A transmissão automática de seis marchas, com opção de trocas sequenciais por borboletas atrás do volante, torna a condução ainda mais prazerosa. Como todo sedã luxuoso que se preza, o 508 exibe uma grande quantidade de equipamentos. O carro é recheado com head-up display colorido (que exibe as informações do painel no para-brisa), destravamento das portas e partida sem chave, central multimídia com navegador GPS, teto solar elétrico, bancos revestidos em couro com regulagens elétricas, faróis bi-xenon adaptativos que acompanham a trajetória das rodas, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado digital com quatro zonas de regulagem de temperatura, entre outros itens.
Com preço sugerido de 119.900 reais, o 508 será oferecido no mercado brasileiro em versão única. Seus principais concorrentes são VW Passat 2.0 TSI (122.450 reais), Hyundai Azera 3.3 (114.924 reais) e Kia Cadenza (124.900 reais).

Mercedes-Benz GL63 AMG

A Mercedes anunciou pela primeira vez uma versão AMG para o SUV Classe GL, que passou por um face-lift recentemente.
O GL 63 AMG conta com motor 5.5 V8 biturbo que entrega 550 cv de potência e 76 mkgf de torque que, segundo a Mercedes, acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h. O propulsor está acoplado a uma transmissão automática de sete velocidades.
A versão AMG se diferencia do Classe GL pelas maiores entradas de ar na dianteira, além das quatro saídas de escape. O interior conta com quatro mostradores no painel de instrumentos que fornece ao motorista as informações de performance, além de uma tela LCD no console central que incorpora o logotipo da AMG.
Os primeiros exemplares do modelo chegam à Europa em novembro e apenas em 2013 ele será vendido no mercado norte-americano.

Scirocco GTS

A Volkswagen apresentou uma edição especial em homenagem ao clássico Scirocco GTS de mais de 30 anos atrás. O novo Scirocco GTS foi revelado no Salão de Leipzig, na Alemanha, e chama atenção pelo visual inspirado nos anos 70 e 80.
Equipado com um motor 2.0 turbo de 210 cv, o Scirrocco GTS tem faixas decorativas que cobrem capô, teto e até a tampa do porta-malas. Outros detalhes especiais são os novos para-choques, saias laterais redesenhadas, capas dos espelhos retrovisores na cor vermelha, rodas de liga leve de 18 polegadas com apliques pretos, pinças de freio pintadas de vermelho e logotipos alusivos à versão nos para-lamas.
O interior é recheado com bancos esportivos revestidos em couro preto com costuras vermelhas e manopla de câmbio inspirada em uma bola de golfe, praticamente idêntica à usada no Scirocco GTS de 1982.